quarta-feira, 18 de julho de 2012

Tipos de DSTs - Cancro Mole


O cancro mole, úlcera mole venérea ou cancroide é uma doença sexualmente transmissível (DST), causada pela bactéria Hemophilus ducreyi, um pequeno cocobacilo gram-negativo, imóvel, difícil de cultivar em meios artificiais. O cancro mole não é uma neoplasia, ou seja, não é cancro/câncer, mas sim uma doença infecciosa.

Após a relação sexual que transmite a doença, demora entre um dia e duas semanas até aparecer o cancro mole, normalmente na glande do pênis, escroto ou lados do pênis no homem, ou nos lábios maiores ou menores da vulva na mulher. No homem costumam ser apenas 1 ou 2 dias, mas na mulher podem ser até quatro dias, porém com menos sintomas.




O cancro mole é uma úlcera dolorosa, com cerca de 3-50 milímetros, que sangra facilmente, ocorrendo na região genital. Os seus bordos são irregulares, mas bem definidos contra a pele normal. A base apresenta um material amarelado-esverdeado purulento.

Os gânglios linfáticos regionais (inguinais) ficam, em um terço dos casos, inchados e facilmente palpáveis. Nos estágios avançados não tratados podem irromper na pele drenando pus.

O Hemophilus ducreyi   é extremamente sensível a  antibióticos como sulfonamidas, estreptomicina e tetraciclinas.

Imagem de agente causador:

  • http://www.scielo.br/img/revistas/abd/v85n6/a02fig02.jpg
Imagem de pessoa infectada:
  • http://suburbio.net63.net/images/Fanzine%20sem%20nome!%20ver.%2003/Cancromole01.jpg

Nenhum comentário:

Postar um comentário