quarta-feira, 18 de julho de 2012

Tipos de DSTs - Candidíase


A candidíase é uma doença sexualmente transmissível causada pelo fungo Candida albicans, leveduras ovais com cerca de 5 micrômetros que se multiplicam sexuadamente e assexuadamente por gemulação. Ela assume particular importância clínica em infecções da boca (candidíase oral), sendo chamada popularmente de sapinho (nesse caso não trata-se de DST), e mucosa vaginal benignas.

Os sintomas mais frequentes da candidíase oral são a dor e vermelhidão da boca e mucosa, podendo também haver manchas brancas ou placas na mucosa da língua e bochecha. Já a candidíase nos órgãos genitais são frequentes a comichão, vermelhidão e irritação da região exterior da vagina, bem como uma secreção branca e espessa no caso das mulheres e o inchaço, vermelhidão do pênis e prepúcio no caso dos homens.

O tratamento das infecções sistêmicas pode ser realizado com medicações endovenosas ou orais com antifúngico como anfotericina B, caspofungina ou com derivados de azol, comofluconazol e itraconazol, enquanto o das infecções superficiais é feito pela aplicação de antimicóticos tópicos como nistatina, clotrimazol, miconazol entre outros.

Imagem do agente causador:

  • http://www.cada.com.br/images/img01.jpg
Imagem de pessoa infectada:
  • http://vocedeolhoemtudo.com.br/wp-content/gallery/qual-o-tratamento-para-candidiase/qual-o-tratamento-para-candidiase-9.jpg
  • http://www.educadores.diaadia.pr.gov.br/arquivos/File/tvmultimidia/imagens/5biologia/8candidiase.jpg

Nenhum comentário:

Postar um comentário