quarta-feira, 18 de julho de 2012

Tipos de DSTs - Gonorreia


A gonorreia ou blenorragia é uma doença sexualmente transmissível (DST), causada pela bactéria Neisseria gonorrhoeae, ou gonococo, bactéria Gram-negativa, que à microscopia óptica tem forma de diplococos. O fator mais importante de virulência do gonococo é a existência de pílios e da proteína. Estas estruturas permitem à bactéria permanecer aderente à mucosa do tracto urinário, resistindo ao jato da micção.

A principal forma de contágio é pelo ato sexual quando a (o) companheira(o) estão contaminados; no parto normal, se a mãe estiver infectada, ou por contaminação indireta (evento considerado raro). O intervalo de tempo entre a contaminação e o surgimento dos sintomas e o período de incubação é curto, de 5 a 10 dias.

Normalmente o mais comum no homem é a ardência ao urinar ou disúria acompanhada de febre baixa e o aparecimento de um corrimento amarelo e purulento saindo da uretra. Nas mulheres, grande maioria não apresentam sintomas parentes, mas é comum ocorrerem dores ou disúria ao urinar, acompanhada de Incontinência Urinária (urina solta) e corrimento vaginal.
Além de medidas de higiene, e o uso de proteção (preservativo/camisinha) compreende o uso de antibióticos e quimioterápicos, sob rigorosa prescrição médica, pois pode haver um mascaramento da doença, com consequências imprevisíveis para a pessoa.

Imagem de agente causador:

  • http://falexandria.files.wordpress.com/2011/05/imagem1.png
Imagem de pessoas infectadas:
  • https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhr2-IpRvIctdznFeto6gDts0-R5xvmsDtQQoR0ABUD_cIxd-NC6EhCPSz8u01-iv2DF_R-tw-DZJdvzm03ypNt1K8Jeg83hKvNCBapMAnHJfWD7tjUMqf02ncJZ8UhkBJE1IJqCri9lbE/s400/gonorreia.jpg

Nenhum comentário:

Postar um comentário