quarta-feira, 18 de julho de 2012

Tipos de DSTs - Granuloma Inguinal


Também chamada Donavose ou granuloma venéreo, é a DST causada pela bactéria Dovania granulamatis. Ao contrário das demais DSTs, a donavanose é uma doença bem rara atualmente e que predomina em pessoas de raça negra.

A donavanose é uma DST de transmissão frequentemente sexual e sua contagiosidade não é grande. Pode ser contraída não só pelo coito vaginal, mas também pelo anal e pela relação oral, instalando o germe na boca e faringe.


Cerca de um mês após a incubação da bactéria, surge no local uma pequena elevação da pele ou mucosa (pápula) não dolorosa que vai se transformar em uma ulceração avermelhada, semelhante à couve-flor e que geralmente também não dói. A lesão pode ser mais de uma e quando vizinhas podem se unir formando úlceras maiores. É característico surgir mal cheiro no local. 

Se houver tratamento inadequado da doença, num prazo mais longo, pode haver ascensão da infecção que pode chegar à bexiga ou até aos rins. Pode também haver passagem do germe para a vagina, causando vaginites e infecções genitais altas (útero, trompas e ovário).

O diagnóstico é feito pela história e aspectos clínicos da lesão, podendo-se usar recursos laboratoriais. Sempre se observando a tríade paciente, parceiro médico, a antibioticoterapia adequada é um sucesso.

Imagem do agente causador:

  • http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/donovanose/imagens/donovanose-7.jpg
Imagem de pessoa infectada:
  • http://www.jornallivre.com.br/images_enviadas/o-que-e-a-donovanose-ou-granul.jpg

Nenhum comentário:

Postar um comentário