quarta-feira, 18 de julho de 2012

Tipos de DSTs - Sífilis


A sífilis é uma doença infecciosa causada  por uma espiroqueta chamada Treponema pallidum, bactéria com forma de espiral helicoidal da dupla hélice ribossômica, que evolui lentamente em três estágios, caracterizada por lesões da pele e mucosas.

A transmissão quase sempre é através do contato sexual, porém pode ser transmitida também da mãe para o feto. Neste caso dá-se o nome de sífilis congénita. A bactéria é móvel e invade a submucosa por micro rupturas invisíveis na mucosa.


Na fase primária, ocorre a lesão clássica nos genitais, porta de entrada do Treponema, chamada de cancro. É uma ferida com bordas endurecidas e profundas com o fundo macio e pouco dolorida.

A fase secundária ocorre após 4 a 8 semanas do surgimento do cancro. O indivíduo contaminado apresenta sintomas genéricos como mal-estar, febre, dor de cabeça, dor de garganta, perda de apetite e peso. Na maioria dos casos, ocorrem lesões na pele do corpo todo, “poupando” o rosto.

A fase terciária é a fase de inflamação progressiva e lenta (crônica) com sintomas relacionados aos órgãos predominantemente comprometidos, é destrutiva e incapacitante. Assim, no caso do cérebro, teremos a neurossífilis, com sintomas de meningite e paralisia de nervos ou o comprometimento de vasos cerebrais causando obstruções de artérias, com sintomas de trombose ou derrames cerebrais. Quando compromete a medula, leva à perda de reflexos e sensibilidade dos membros com progressiva deterioração do controle dos esfíncteres e da capacidade de andar.

A penicilina G é a primeira escolha de antibiótico. Indivíduos que têm reações alérgicas à penicilina podem ser tratados efetivamente com tetraciclinas por via oral.

Imagem do agente causador:

  • http://www.emforma.net/imagens/saude/sifilis.jpg
Imagem de pessoa infectada:
  • http://4.bp.blogspot.com/-yZKpqaA75R0/TtkrPYh7XfI/AAAAAAAAAFo/OjwLhfdk1KU/s1600/sifilis_primaria_01.jpg
  • http://www.oocities.org/athens/atlantis/1248/sif2.jpg
  • https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEih_oZH___5Itmk1fUdAAgoMyEdVAgjaCX8B0fB2K_mU8-Dpvemwr4fbr225WKlaMEEz4gcT49A61l3nPw6XrZKEm3-PsXwehYpR8WJQs9Ae8_FmBSpCGiorPIYN1oTMDlDaHqA17dn_9HS/s400/9.jpg

Nenhum comentário:

Postar um comentário