quarta-feira, 18 de julho de 2012

Prevenção


Algumas doenças sexualmente transmissíveis apresentam fácil tratamento, outras ainda permanecem latentes ou com um a falsa sensação de melhora. A única maneira de evitar esses terríveis incidentes é com o tratamento e precaução prévios.
O preservativo, mais conhecido como camisinha é um dos métodos mais seguros contra as DSTs. Sua matéria prima é o látex. Antes de chegar nas lojas, é submetido à vários testes de qualidade. Apesar de ser o método mais eficiente contra a transmissão do vírus HIV (causador da epidemia da SIDA), o uso de preservativo não é aceito pela Igreja Católica Romana, pelas Igrejas Ortodoxas e pelos praticantes do Hinduísmo. O principal argumento utilizado pelas religiões para sua recusa é que um comportamento sexual avesso à promiscuidade e à infidelidade conjugal bastaria para a proteção contra DSTs. 

Tipos de DSTs - Tricomoníase


A Tricomoníase é uma doença sexualmente transmissível, causada pelo parasita protozoário unicelular Trichomonas vaginalis, protozoário oval ou piriforme, anaeróbio facultativo, flagelado, e que possui movimento contínuo característico.

Nas mulheres, a doença pode começar com uma secreção espumosa de cor verde-amarelada e odor desagradável, proveniente da vagina; este corrimento típico, contudo, ocorre em apenas cerca de 20% das pacientes. Nas demais, a referida secreção é apenas ligeira ou ausente. A vulva (os órgãos genitais femininos externos) pode estar irritada e dolorida, e é possível que o coito também cause dor (evento chamado dispareunia de intróito), devido à vaginite. Nas infecções crônicas, os sintomas são discretos e o corrimento vaginal, pouco intenso; estas formas são de grande importância na propagação da doença.

Tipos de DSTs - Chato


O piolho-da-púbis (Pthirus pubis), também conhecido como chato é um inseto parasita responsável pela pediculose pubiana. O parasita passa toda sua vida infestando pelos humanos alimentando-se exclusivamente de sangue humano.

O corpo dorsoventralmente achatado do piolho-caranguejo é dividido em cabeça, tórax e abdômen. Um par de olhos e um par de antenas são claramente visíveis na cabeça. Suas peças bucais são adaptadas para perfurar a pele e sugar o sangue. O segundo e terceiro pares de patas possuem garras terminais adaptadas a fixar o inseto nos fios de cabelo enquanto o primeiro par de patas fixa-o à pele durante a sucção do sangue.

Tipos de DSTs - Molusco Contagioso


O molusco contagioso é uma doença dermatológica causada pelo vírus do molusco, um Poxvirus, parente do vírus da varíola. Caracteriza-se por tumores cutâneos claros que surgem na pele. É comum em crianças de 0 a 12 anos de idade, embora também aconteça em adultos, podendo, em alguns casos, ser considerada uma doença sexualmente transmissível (DST).

Tipos de DSTs - HPV


O vírus do papiloma humano (VPH ou HPV, do inglês human papiloma virus) é um vírus que infecta os queratinócitos da pele ou mucosas, e possui mais de 200 variações diferentes. A maioria dos subtipos está associada a lesões benignas, tais como verrugas, mas certos tipos são frequentemente encontrados em determinadas neoplasias como o cancro do colo do útero.

O tipo e gravidade dos sintomas dependem do tipo de HPV e do local de infecção. A principal distinção feita entre as variantes do vírus distribui-os por duas categorias: os que infectam as superfícies cutâneas em geral, e os que infectam a região genital. Seja qual for a região afetada, na maior parte dos casos a infecção é assintomática e resolve-se espontaneamente sem deixar sequelas. Alguns tipos de vírus, contudo, e em especial os que afetam a área genital, podem causar alterações que vão desde lesões benignas a câncer.

Tipos de DSTs - AIDS


A sigla Aids significa Síndrome da Imunodeficiência Adquirida. O vírus  da Aids é conhecido como HIV e encontra-se no sangue, no esperma, na secreção vaginal e no leite materno das pessoas infectadas pelo vírus. Objetos contaminados pelas substâncias citadas, também podem transmitir o HIV, caso haja contato direto com o sangue de uma pessoa.

Após o contágio, a doença pode demorar até 10 anos para se manifestar. Por isso, a pessoa pode ter o vírus HIV em seu corpo, mas ainda não ter AIDS. Ao desenvolver a AIDS, o HIV começa um processo de destruição dos glóbulos brancos do organismo da pessoa doente. Como esses glóbulos brancos fazem parte do sistema imunológico (de defesa) dos seres humanos, sem eles, o doente fica desprotegido e várias doenças oportunistas podem aparecer e complicar a saúde da pessoa. A pessoa portadora do vírus HIV, mesmo não tendo desenvolvido a doença, pode transmiti-la. 

Tipos de DSTs - Herpes


O herpes é uma doença viral recorrente, geralmente benigna, causada pelos vírus Herpes simples 1 e 2, que afeta principalmente a mucosa da boca ou região genital, mas pode causar graves complicações neurológicas. Não tem cura, mas alguns remédios podem ser utilizados para diminuir os sintomas.

A infecção por herpes simples 1 normalmente é oral, mas pode ocorrer da pessoa ter o vírus e apenas eclodir dias, meses ou até anos depois e produz gengivoestomatite (inflamação das gengivas) e outros sintomas como febre, fadiga e dores de cabeça. O vírus invade os terminais dos neurónios dos nervos sensitivos, infectando latentemente os seus corpos celulares no gânglio nervoso trigeminal (junto ao cérebro).

Tipos de DSTs - Hepatite


Hepatite é toda e qualquer inflamação do fígado e que pode resultar desde uma simples alteração laboratorial, até doença fulminante e fatal. A grande maioria das hepatites agudas são assintomáticas ou leva a sintomas incaracterísticos como febre, mal estar, desânimo e dores musculares. Hepatites mais severas podem levar a sintomas mais específicos, sendo o sinal mais chamativo a icterícia, conhecida popularmente no Brasil por "tiriça" ou "amarelão" e que caracteriza-se pela coloração amarelo-dourada da pele e conjuntivas.

Tipos de DSTs - Candidíase


A candidíase é uma doença sexualmente transmissível causada pelo fungo Candida albicans, leveduras ovais com cerca de 5 micrômetros que se multiplicam sexuadamente e assexuadamente por gemulação. Ela assume particular importância clínica em infecções da boca (candidíase oral), sendo chamada popularmente de sapinho (nesse caso não trata-se de DST), e mucosa vaginal benignas.

Tipos de DSTs - Sífilis


A sífilis é uma doença infecciosa causada  por uma espiroqueta chamada Treponema pallidum, bactéria com forma de espiral helicoidal da dupla hélice ribossômica, que evolui lentamente em três estágios, caracterizada por lesões da pele e mucosas.

A transmissão quase sempre é através do contato sexual, porém pode ser transmitida também da mãe para o feto. Neste caso dá-se o nome de sífilis congénita. A bactéria é móvel e invade a submucosa por micro rupturas invisíveis na mucosa.

Tipos de DSTs - Gonorreia


A gonorreia ou blenorragia é uma doença sexualmente transmissível (DST), causada pela bactéria Neisseria gonorrhoeae, ou gonococo, bactéria Gram-negativa, que à microscopia óptica tem forma de diplococos. O fator mais importante de virulência do gonococo é a existência de pílios e da proteína. Estas estruturas permitem à bactéria permanecer aderente à mucosa do tracto urinário, resistindo ao jato da micção.

Tipos de DSTs - Granuloma Inguinal


Também chamada Donavose ou granuloma venéreo, é a DST causada pela bactéria Dovania granulamatis. Ao contrário das demais DSTs, a donavanose é uma doença bem rara atualmente e que predomina em pessoas de raça negra.

A donavanose é uma DST de transmissão frequentemente sexual e sua contagiosidade não é grande. Pode ser contraída não só pelo coito vaginal, mas também pelo anal e pela relação oral, instalando o germe na boca e faringe.

Tipos de DSTs - Clamídia


A clamídia é uma doença sexualmente transmissível causada pela bactéria Chlamydia trachomatis. Afeta os órgãos genitais masculinos ou femininos. Pode produzir esporos, o que torna sua disseminação mais fácil. A enfermidade causa dor durante a micção e pode ter como consequência a infertilidade.

Nas mulheres a bactéria inicialmente infecta o cérvix e a uretra. Mulheres que apresentam sintomas podem ter secreções vaginais anormais e sensação de queimação ao urinar. Homens com sintomas podem ter secreções no pênis ou sensação de queimação ao urinar. Homens também podem ter queimação e coceira ao redor da abertura do pênis. Dor e inchaço nos testículos são incomuns.

Tipos de DSTs - Cancro Mole


O cancro mole, úlcera mole venérea ou cancroide é uma doença sexualmente transmissível (DST), causada pela bactéria Hemophilus ducreyi, um pequeno cocobacilo gram-negativo, imóvel, difícil de cultivar em meios artificiais. O cancro mole não é uma neoplasia, ou seja, não é cancro/câncer, mas sim uma doença infecciosa.

Após a relação sexual que transmite a doença, demora entre um dia e duas semanas até aparecer o cancro mole, normalmente na glande do pênis, escroto ou lados do pênis no homem, ou nos lábios maiores ou menores da vulva na mulher. No homem costumam ser apenas 1 ou 2 dias, mas na mulher podem ser até quatro dias, porém com menos sintomas.


Introdução às DSTs



Doenças sexualmente transmissíveis ou Infecção sexualmente transmissível, conhecida popularmente por DST, são patologias antigamente conhecidas como doenças venéreas. São doenças infecciosas que se transmitem essencialmente (porém não de forma exclusiva) pelo contato sexual. O uso de preservativo (camisinha) tem sido considerado como a medida mais eficiente para prevenir a contaminação e impedir sua disseminação.


Nas primeiras civilizações havia o culto aos deuses e deusas da fertilidade, que eram consideradas como uma dádiva. O culto a essas deusas era feito principalmente a partir da prostituição. Uma das características presentes nessas sociedades era a promiscuidade, um dos motivos para o surgimento dessas doenças, que mais tarde seriam conhecidas como doenças venéreas, em referência à Vênus, considerada a deusa do amor.


Antes de serem inventados os medicamentos, as doenças eram consideradas incuráveis, e o tratamento se limitava a diminuir os sintomas. Todavia, no século XX surgiu os antibiótico, que se mostraram bastante eficientes.

Alguns grupos, principalmente os religiosos, afirmam que a castidade, a abstinência sexual e a fidelidade poderiam bastar para evitar a disseminação de tais doenças. Pesquisas afirmam que a contaminação de pessoas monogâmicas e não fiéis portadoras de DST têm aumentado, em resultado da contaminação ocasional do companheiro (a), que pode contrair a doença em relações extraconjugais. Todavia, as campanhas pelo uso do preservativo nem sempre conseguem reduzir a incidência de doenças sexualmente transmissíveis.