quarta-feira, 18 de julho de 2012

Tipos de DSTs - Chato


O piolho-da-púbis (Pthirus pubis), também conhecido como chato é um inseto parasita responsável pela pediculose pubiana. O parasita passa toda sua vida infestando pelos humanos alimentando-se exclusivamente de sangue humano.

O corpo dorsoventralmente achatado do piolho-caranguejo é dividido em cabeça, tórax e abdômen. Um par de olhos e um par de antenas são claramente visíveis na cabeça. Suas peças bucais são adaptadas para perfurar a pele e sugar o sangue. O segundo e terceiro pares de patas possuem garras terminais adaptadas a fixar o inseto nos fios de cabelo enquanto o primeiro par de patas fixa-o à pele durante a sucção do sangue.


Os Chatos geralmente infestam um novo hospedeiro somente com o contato próximo entre os indivíduos. O contacto sexual entre adultos e as interações pais-filhos são vias mais comuns de infestação do que a partilha de toalhas, roupas, camas ou armários. Os adultos são infestados mais frequentemente do que as crianças.

Loções de limpeza com Permethrin a 1% e piretrinas (substâncias pesticidas) podem ser utilizadas no tratamento da ftiríase e não devem ser utilizadas em mulheres infectadas que estejam grávidas ou amamentando. Tais agentes devem ser aplicados sobre a área afetada e enxaguados após 10 minutos. A resistência dos chatos a piretróides é algo raro. Chatos nos cílios podem ser tratados com uma fórmula à base de piretrina aplicando a solução sobre os pelos infestados com auxílio do aplicador. É perigoso tentar remover piolhos ou ovos dos cílios com pinças ou tesouras.

Imagens do agente causador:

  • http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/0/00/Pthius_pubis_-_crab_louse.jpg
  • http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/pediculose-pubiana/imagens/pediculose-pubiana-1.gif


Imagens de pessoas infestadas:

  • http://static.nomeu.com.br/img/news/67160e58c837eb04ea67cfd080ed30f51.jpg
  • https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgaYG6x3sHgzlmqqcZYJ_SJTax8fSKVkorSoulgHksN16SrzWTQbFh-R6SWcOJ-wNL99lT19gRxr35eFGo36PfzOsD5tBhbk6MYHJAPpY_14s-iEvGlboB6P96DeAv3xYXbR23hxBUpb1b6/s1600/chato2.jpg

Nenhum comentário:

Postar um comentário